15 de julho

19/06/24 às 10h59 - Atualizado em 19/06/24 às 11h05

DOAR SANGUE SALVA VIDAS

Condições básicas

Ter entre 16 e 69 anos de idade (Menor de 18 anos deve apresentar o formulário de autorização e cópia do documento de identidade com foto do pai, mãe ou tutor/guardião. Idosos devem ter realizado pelo menos uma doação de sangue antes dos 61 anos);
Pesar mais de 51 quilos e ter IMC maior ou igual a 18,5 (descontar o vestuário);
Há medicamentos que podem impedir a doação. Confira algumas restrições em nossa lista de impedimentos;
Apresentar documento de identificação oficial com foto (original ou cópia autenticada em cartório), em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade. Documentos aceitos: carteira de identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira nacional de habilitação, passaporte, carteira profissional emitida por classe. Também são aceitas as versões digitais dos documentos em aplicativos oficiais: carteira nacional de habilitação digital, registro geral digital e carteiras de classe digital. Não são aceitos crachás funcionais, carteiras estudantis nem certidão de nascimento ou prints de tela e fotos de documentos;
Dormir pelo menos seis horas, com qualidade, na noite anterior à doação;
Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação;
Não fumar duas horas antes da doação.

IMPORTANTE:

Doador com menor de 12 anos deverá vir acompanhado de outro adulto para cuidar da criança.
O candidato à doação será avaliado por profissionais de saúde para verificar se está apto a doar.
Seja sincero ao responder as perguntas feitas durante a triagem! Não omita informações importantes, pois disso depende a segurança do doador e do receptor.

O Hemocentro está atendendo somente doações de sangue agendadas. A medida foi adotada em virtude da pandemia de coronavírus, para evitar aglomerações. Clique e agende sua doação de sangue!

Alimentação

Nada de jejum! É importante estar bem alimentado para doar sangue, assim como beber bastante água desde o dia anterior à doação. Fique atento a algumas precauções:

Pelo menos três horas antes da doação, evite alimentos gordurosos, como açaí, abacate, leite e seus derivados (queijo, iogurte, manteiga…), massas, frituras, ovos, maionese, sorvete, chocolate, etc.
Se preferir doar depois do almoço, aguarde duas horas após ter se alimentado. O almoço deve ser leve, com carnes grelhadas, saladas, arroz e feijão sem carnes.

O que impede a doação?

Os impedimentos à doação não se limitam às situações aqui descritas. As informações disponibilizadas nesta página não excluem a necessidade de avaliação por um profissional de saúde no dia da doação. Caso necessite de mais informações sobre os critérios de aptidão para doação de sangue, entre em contato com a triagem clínica do Hemocentro pelo telefone (61) 3327-4416.

São realizados exames sorológicos (HIV, HTLV, Hepatite B e C, sífilis e Chagas) em todas as doações de sangue, porém existe um período denominado janela imunológica (ou sorológica) em que uma pessoa pode estar infectada e não ser detectado pelos exames. Por esse motivo existem prazos prolongados após situações de risco aumentado de exposição a vírus ou bactérias que possam ser transmitidos pela transfusão de sangue.

Quem teve contato com pessoa diagnosticada ou com suspeita de coronavírus (Covid-19) fica impedido de doar sangue por sete dias após o último contato com a pessoa. Candidatos com febre ou sintomas respiratórios (tosse, irritação ou dor na garganta) devem aguardar 15 dias após o desaparecimento completo desses sinais, assim como quem está em isolamento por causa desses sintomas.

Quem teve diagnóstico para Covid-19 e apresentou sintomas deve aguardar 10 dias após o fim desses sinais para se candidatar à doação de sangue. Se assintomático, o prazo de 10 dias é contado da data de coleta do exame.